Nascido no Japão e criador do studio Ghibli, Hayao Miyasaki é considerado um dos mais importantes criadores de animações alem disso foi o único a receber um óscar de animação de fora dos Estados Unidos!


                  Nasceu em 5 de Janeiro de 1941, em plena 2ª Guerra Mundial. Seu pai, Katsuyiki Miyazaki era diretor de uma empresa familiar que fabricava lemes de aviões, o que pode ter influenciado em sua paixão pela aviação que nós podemos ver em suas criações.

Ao longo da infância, a família Miyazaki se muda diversas vezes, mas mesmo assim ele conclui seus estudos primários em 1958, mesmo ano em que ele assiste ao primeiro filme de animação colorido do Japão. Apesar do interesse no longa, no ano seguinte Miyazaki começa seu curso superior em Ciências Políticas e Econômicas. 
Durante a faculdade o diretor continua a se envolver com desenhos animados e ao concluir o curso em 1962, começa a trabalhar no estúdio de animação Toei. Sua primeira função foi a de intervalador (responsável pela junção das imagens de desenhos) no filme Watchdog Bow Wow. Devido à sua formação em, Miyazaki participava também ativamente do sindicato local. Foi na Toei Animation que o diretor conheceu Isao Takahaka – hoje um de seus maiores parceiros – a Akemi Ota, sua futura esposa. Seu primeiro trabalho de expressão foi no longa Prince of the Sun, consolidando a parceria entre Miyazaki, Takahaka e Yasuo Otsuka, que continuou mesmo após a saída dos 3 da Toei em 1971.

Durante os Trabalhos seguintes, o diretor fez muitas viagens ao exterior para países como Suíça, Argentina e Itália, cujas paisagens serviram de inspiração para muitos filmes. Em 1979 Miyazaki dirigiu efetivamente sua primeira série para a televisão japonesa: Future Boy Conan. No ano seguinte dirigiu seu primeiro longa: O Castelo de Cagliostro.

Poster do filme O Castelo de Cagliostro. 


Paralelamente com esses trabalhos, o diretor produzia uma de suas principais obras, a saga em manga Nausicaä do Vale dos Ventos que foi futuramente adaptada para anime. O longa fez tanto sucesso que permitiu que o diretor concretizasse a criação do Studio Ghibli junto com Isao Takahaka. 

Manga sobre o longa.

A partir dai Hayao começa a produzir seus filmes e trabalhar em cima de seu novo empreendimento, depois de um tempo ele começou a ter notoriedade fora do Japão causando uma parceria com a Disney para levar as suas criações para o resto do globo.

Lista de Filmes Produzidos inteiramente por Hayao, em ordem cronológica:


Tenku no Shiro Rapyuta 1986:
Um rapaz tem sua vida virada de cabeça para baixo quando uma menina cai do céu. Ela estava sendo caçada por piratas, então ele decide ajudá-la a voltar para o castelo no céu que morava, ao mesmo tempo que a protegerá de seus perseguidores.







Tonari no Totoro 1988:
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.






Majo no Takkyubin 1989:
Kiki é uma bruxinha que aos 13 anos deve sair de casa e estabelecer-se em uma cidade. Para isso, ela precisa descobrir qual será o seu dom, para que possa sobreviver na nova cidade.








 Kurenai no Buta 1992:
Na Itália entre as duas guerras, caçadores de prêmios ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino (Moriyama), mais conhecido por Porco Rosso. Gina (Kato), cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos.



Mononoke Hime 1997:
Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.
O filme que garantiu sucesso internacional ao diretor, trata de guerras e ecologia. Miyazaki sempre abordou abertamente esses temas desde o começo de sua carreira. Após o sucesso do longa que bateu o recorde de bilheterias no Japão, o diretor anunciou o fim de sua carreira, só que no fim ele acaba voltando ao oficio.

Sen to Chihiro no Kamikakushi 2001:
Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê ve numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, eles se perdem, e vão parar em outro mundo, o mundo dos deuses. Chihiro agora deverá amadurecer, se quiser salvar seus pais e voltar a ver seu mundo.
 Para a alegria de Miyasaki, não ter se aposentado rendeu o Oscar de Melhor Animação e o Urso de Ouro, sendo o primeiro estrangeiro a receber um Oscar de animação, proeza que demorará para ser repetida (principalmente pelo AMOR que os EUA tem com Japoneses x.x). 


Hauru no ugoku shiro 2004:
Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.



Gake no Ue no Ponyo 2008:
 Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke, de apenas cinco anos de idade. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.








Kaze Tachinu 2013:
Baseado em um mangá que foi publicado em 2009 na revista Graphix, conta a história de Jiro Horikoshi, um designer de aviões que foi fundamental para a construção das aeronaves utilizados pelo militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. A história também é uma adaptação de um romance, de mesmo nome, escrito por Tatsuo Hori.

Este foi seu último filme, ele oficializou sua aposentadoria. T.T




Os demais filmes Ghibli de antes de sua aposentadoria ele participou menos de sua produção.
Referencias:

http://site.studioghibli.com.br/


4 Comentários

  1. Oii, quer fazer parceria ?
    Meu blog : http://cantinhodamiihzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Claro, só preciso do seu banner, envia para o meu e-mail: lolitakawaii83@gmail.com =^.^=

      Excluir
  2. Ainda vou assistir Tonari no Totoro, faz muito sucesso, aqui na minha cidade já vi até bolsa desse bichinho que parece um coelho cinza ahuahauhua
    Bjinhos
    www.blognekokawaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, recomendo o filme, é muito fofo! >.< Aqui na minha cidade não tem nada relacionado a animes ou cultura japonesa T.T

      Excluir