Diferente do que muitos pensam de primeira estas lolitas não tem nada a ver com o romance de Vladimir Nabokov!




A moda Lolita começou na década de 70 no Japão juntamente com uma enorme onda de animes (animações japonesas) do estilo shoujo (significa garota pura), ou seja, romances fictícios que normalmente passavam na época monarca Ocidental. 
Com isto as garotas sentiram vontade de se vestir no estilo destes animes, como era baseado em histórias ''infantis'' pois a história nunca iria se realizar na vida real, as garotas foram denominadas lolitas, que significa garota infantil e sonhadora.

Ilustrações de mangas estilo shoujo antigos.


Como é uma moda há varias variações e eu não poderei citar todas, então eu irei citar as três principais, as que mais se destacaram durante as épocas, começando pelo inicio...As Classical Lolitas!

Classical Lolita:
 
 Exemplos de Classical Lolitas

 A classical lolita segue os estilos de ''princesas'' como rococó e etc, normalmente elas são as únicas que usam o vestido até os pés. E foi a primeira a aparecer, hoje em dia não é tão utilizado.

A partir disto começou a aparecer varias modificações como toda moda, parou dê-se utilizar somente os vestidos compridos e a moda ficou mais dinâmica com saias, vestidos curtos e até temos casos de usarem shorts da época.

 A modificação que mais se espalhou na época de sua criação (1999, 2001 por ai) foi a Gothic Lolita que até hoje é muito utilizada.

Gothic Lolita: 


 Exemplos de Gothic Lolitas

Esta foi a forma mais conhecida, muitos se vestiam desta forma e nem sabiam que estavam entrando nos parâmetros da moda. A moda consiste em usar os vestidos, saias, blusas, Tudo preto! Inclusive a maquiagem!  

Chegamos agora na atualidade a moda mais utilizada e produzida atualmente é a Sweet Lolita

Sweet Lolita:


Exemplos de Sweet Lolitas

Esta classe em minha opinião é a que tem as características mais únicas de todas e é a mais original, pois consiste em vestidos com imagens fofas e infantis como ursos de pelúcia, doces e até imagens de histórias, tornando assim praticamente o símbolo da moda. Esta moda usa normalmente cores claras mas pode ter exceções como nas cores vermelha e preto.


Deixe um comentário